A IMPORTÂNCIA DO SCOUT

No universo do basquete, na qual a vitória tem que fazer parte do cotidiano das equipes, qualquer informação técnica e tática coletada será sempre importante.

Nos jogos de basquete, há uma necessidade de se estudar o adversário com objetivo de dificultar suas principais estratégias ofensivas e defensivas. E principalmente de conseguir corrigir erros da própria equipe.

Em quase todos os jogos do Blackstar esse ano tiver a oportunidade de fazer a analise dos jogadores em quadra e dessa maneira conseguir corrigir erros durante os jogos ou pós-jogo, no qual alguns ganhamos e outros perdemos, mas com a analise dos scout ficou mais fácil para o técnico Rodrigo Lima rever algumas estratégia ou treino para tentar melhorar a equipe.

Tenho sempre em mente um jogo no inicio da temporada onde a equipe estava fazendo uma transição lenta de quadra, e como a equipe estava em desvantagem falei para o técnico Rodrigo para pedir mais velocidade da equipe dentro de quadra, e o mesmo observou isso depois de um tempo o mesmo cobrou isso dos atletas, por mais, que isso possa parecer insignificante, mas às vezes só o fato da equipe se movimentar mais rápido dentro de quadra já impõe mais confiança tanto para os jogadores e adversário.

O papel do scout nos jogos faz toda a diferença onde com números podemos observar onde devemos foca mais o treino ou alterar o programa de treino para se obter os resultados desejados. Por fim a mensagem que fica disso e que uma equipe precisa trabalhar em conjunto e ser unida, mas desde a sua base ate o topo precisar haver união, pois sem isso, nem mesmo o treino mais sensacional, melhor planejamento, melhores jogadores ou scout de ultima tecnologia faz a diferença, a força da equipe vem com o tempo e com a união do grupo, cada atleta preocupando-se com seu parceiro, cada jogada sendo feita com vontade e pensando no coletivo, pois quando um time vence, não e apenas um que acerta, quando um time perde não apenas uma que erra, são todos.

AUTOR: José Nailton