ALONGAMENTO X AQUECIMENTO

O QUE FAZER ANTES DO EXERCÍCIO?

Geralmente a maioria das pessoas que praticam alguma atividade física já ficaram em dúvida sobre o que realizar antes do início de sua atividade, alongar ou aquecer? Será que os dois são sinônimos?

Se realizarmos uma rápida analogia entre nosso cotidiano e a prática de atividade física, devemos pensar que geralmente em nosso cotidiano sempre nos preparamos de forma antecipada para elaborar as tarefas do dia a dia, e não é diferente na prática da atividade física, onde devemos preparar nosso corpo para realizar uma atividade que irá solicitar um esforço a mais de vários sistemas de nosso corpo.

Aí que vem a dúvida, alongamento estático também é uma forma de aquecimento? Ou aquecimento é realizar exercícios ou movimentos que imitam algumas funções que vamos realizar na atividade física?

Em uma rápida revisão bibliográfica, iremos achar vários artigos que buscam elucidar este questionamento, e vários mostram que alongamento estático não produz o efeito de aquecimento, e até em algumas literaturas é citado que o alongamento pré exercícios pode aumentar o risco de lesões. O alongamento é definido como um exercício que visa aumentar a flexibilidade e aumento de amplitude de movimento, buscando a máxima elasticidade do músculo.

Se buscarmos na mente imagens de atletas de alto rendimento antes de provas a serem disputadas, por exemplo, nadadores, observamos que antes das provas eles realizam movimentos de repetição com grandes amplitudes de movimento em membros superiores, atletas de futebol e basquete, geralmente o aquecimento é realizado com corridas batendo bola, no basquete observa-se arremessos e bandeijas nos aquecimentos.

Com isto, podemos obter a informação que até hoje não há evidências que mostram benefícios do alongamento como aquecimento, porém temos que saber da importância do alongamento muscular, porém não nos momentos antes da realização de atividades físicas. Eu como fisioterapeuta, lanço mão do alongamento como um recurso para a reabilitação de meus pacientes, porém nos momentos que antecipam a prática de atividade física recomendo o aquecimento.

Então vamos aquecer e que comecem os jogos….

ANDRÉ PAULO KLAMT – FISIOTERAPEUTA