E vamos para o quinto e decisivo jogo da final do NBB Caixa. Em um dos campeonatos mais equilibrados a equipe do Gocil/Bauru e do Corpore/Paulistano começaram suas trajetórias para a final desde as Oitavas de Final, já que não se classificaram entre as quatro melhores equipes (Flamengo, Brasília, Franca, Mogi das Cruzes) na temporada regular e foram automaticamente para as quartas de final.

O Paulistano/Corpore não teve vida fácil nos playoffs. Em seu primeiro mata/mata contra a equipe do Basquete Cearense venceu a série apenas no 5° jogo, pela diferença de apenas 4 pontos. Nas quartas de final o Paulistano novamente em uma série bastante equilibrada venceu a forte equipe Francana no 5° e último jogo fora de casa. Nas semi finais a equipe do Paulistano veio com tudo e atropelou a surpreendente equipe do Vitória por 3 a 0.

A equipe do Gocil/Bauru começou sua jornada a final atropelando a equipe do Macaé na série melhor de cinco por 3 a 0. Na fase seguinte, o Bauru venceu com certa facilidade o Brasília por 3 a 1. Interessante que nesse NBB nenhuma das equipes que foram automaticamente classificadas para as quartas de final não conseguiram passar para as semi finais, mostrando como o campeonato foi equilibrado. Nas semi finais quem não teve vida fácil dessa vez foi a equipe do Gocil/Bauru, que começou perdendo a série por 2 a 0 e conseguiu uma virada histórica para 3 a 2 contra a forte equipe do Pinheiros.

Enfim o confronto final entre Bauru x Paulistano. O Paulistano começou arrasador, ganhando os dois primeiros jogos, abrindo dois a zero na série melhor de cinco. No entanto a equipe experiente do Bauru não se deixou entregar e conseguiu o empate nos jogos seguintes. O Paulistano teve um retrospecto excelente e até o momento nunca perdeu um jogo 5 no NBB/Caixa e colocará essa invencibilidade à prova justamente na partida mais importante de sua história. Já o Bauru chega ao Jogo 5 das Finais pelo segundo ano consecutivo e carrega bom retrospecto neste tipo de decisão em playoffs, com quatro vitórias em cinco partidas.

Um fato interessante, caso o Bauru seja campeão, o armador Gegê será dono da maior sequência de títulos de todos os tempos do NBB CAIXA. Tetra seguido com o Flamengo (12/13, 13/14, 14/15 e 15/16), o jogador ainda se igualará ao ídolo rubro-negro Marcelinho Machado como maior campeão da história do campeonato, com cinco títulos. Além disso quem conquistar o título nesse sábado vai levantar o troféu do NBB Caixa pela primeira vez.

Quem vai levar o título do NBB Caixa ? A forte equipe experiente do Bauru liderada por Alex e Jefferson ou A equipe da “molecada” do Paulistano vai conseguir manter a invencibilidade do 5° jogo. Com esses detalhes e curiosidades você não deve perder esse jogo que acontecerá no sábado 17/06/2017  às 14:30 e será transmitido em canal aberto BAND e também pela SporTV.

 

Autor: Thiago Goulart – Barney