INICIANDO AS ATVIDADES

Atualmente a busca pela melhora da qualidade de vida vem sendo enfoque por muitos, visto que as atribuições da vida profissional e social de muitos restringe muitas vezes o tempo para cuidarmos de nossa saúde. Sendo assim, várias pessoas estão cada vez mais buscando atividades físicas que melhorem suas habilidades funcionais, que auxiliem na melhora da qualidade de vida e na prevenção de possíveis problemas de saúde. Porém, com isto observa-se cada vez mais pessoas iniciando atividades físicas sem maiores cuidados, ocorrendo muitos problemas de saúde em decorrência de lesões induzidas pela prática esportiva ou de atividade lúdica. Sendo assim, seguem algumas dicas para início das atividades:

– Procure um médico para avaliar sua condição atual de saúde.

– Comece realizando atividades com orientação de um profissional.

– Busque orientação sobre seus hábitos alimentares, pois isso pode influenciar muito.

– Inicie com atividades leves (com menores intensidades).

– Invista em vestimentas adequadas (roupas, calçados).

– Não esqueça que você está iniciando agora, não queira chegar a um nível de exigência física que você ainda não possa alcançar.

– Procure atividades físicas que lhe proporcionem além da melhora física, uma melhora mental, ou seja, que lhe deêm prazer ao praticá-la, isto auxilia para que você crie o hábito de prazeroso da atividade física.

Quais benefícios das atividades físicas?

– Melhora do condicionamento físico, com repercussão importante sobre todos sistemas corporais, e principalmente o sistema cardiorrespiratório.

– Melhora da densidade óssea.

– Estimulação hormonal, para melhora do ciclo do sono, concentração e disposição para o dia.

– Melhora das suas habilidades funcionais, promovendo facilidades para as funções do dia-a-dia.

Assim, a maior dica que podemos ressaltar é:

PROCURE MOVIMENTAR-SE, NOSSO CORPO NÃO FOI FEITO PARA FICAR PARADO, PORÉM LEMBRE-SE QUE COMO TODA MÁQUINA, NOSSO CORPO TAMBÉM TEM QUE SER REVISADO PARA QUE POSSAMOS EXIGIR MAIORES ESFORÇOS DELE. E PROCURE

ATIVIDADES QUE LHE DEÊM PRAZER E MELHORE ALÉM DE TUDO SEU HUMOR, QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR.

 

Autor – André Klamt