A arte de pegar rebotes não é um dom. É necessário muito treino para se especializar neste fundamento, jogar em prol da equipe é fundamental.

Muitas vezes você não precisa ser o cestinha da equipe ou o melhor chutador do mundo para ser importante para um grupo, às vezes o simples fato de ser bom no rebote já é mais do que o suficiente.

Hoje no Blackstar Veteranos, destaco o Betão neste fundamento e no Blackstar Hackbarth, o Xande.

Os DEZ mandamentos do rebote:

  • Bloquear o oponente – Contra um adversário mais alto ou com mais impulsão é fundamental fazer um bom trabalho de bloqueio. Projete seu corpo a frente, toque, segure e sinta seu adversário assegure-se de que seu oponente esteja em suas costas para que você possa levar vantagem;
  • Estatística – Contra números não há argumentos. Cerca de 75% dos arremessos o rebote acaba respingando para o lado oposto do chute.
  • Verificar o estado do aro – Já no aquecimento verifique o estado do aro, se o aro estiver duro provavelmente a bola vai respingar longe, se o aro estiver mole provavelmente à bola vai respingar perto.
  • Limpar a bola – Após conquistar o rebote, significa que você já faz a parte mais difícil. É importante que você limpe a bola, levante os braços, abra os cotovelos, e garanta que ninguém chegará perto de você.
  • Tapinha – Muitos pontos são feitos através do rebote ofensivo no fundamento de tapinha, existem várias técnicas e treinamentos para especializar-se neste fundamento.
  • Malandragem – Desestabilizar o adversário faz parte do show, utilizar de um trash talk, agarra agarra, trombadas, pisões no pé do adversário, puxões na bermuda também ajudam a levar vantagem na disputa pelo rebote.
  • Boa impulsão – Estar bem fisicamente contribui para que você possa levar vantagem perante o adversário. Existem vários treinamentos específicos de impulsão que poderão contribuir positivamente, AIR ALERT é um dos treinamentos mais completos quando se trata de impulsão.
  • Rebote Ofensivo – O rebote ofensivo é uma ótima oportunidade de fazer 2+1, vá de encontro a trajetória da bola não baixe a mesma e suba para o arremesso imediatamente.
  • Credibilidade – O Rebote pode ser um fundamento que compense outras limitações, basquete é um esporte que mexe muito com o psicológico. Um bom rebote gera credibilidade e motivação para que você cresça ainda mais nos momentos decisivos.
  • Goste de pegar rebotes – Esse é um fundamento pouco valorizado, porém muito importante, sem esse “trabalho sujo”, jamais teríamos segundas chances de finalização.

Autor: Coach Rodrigo Lima