As terapias manuais, há muito tempo já vem sendo utilizado para diversos públicos, com as mais diferentes patologias. Porém nas últimas décadas temos observado a utilização em larga escala de técnicas de terapia manual em atletas, tanto no tratamento, como na prevenção de lesões.

A Osteopatia vem ganhando muito espaço entre atletas, das mais diversas modalidades. Esta técnica trata do diagnóstico, tanto de disfunções articulares com em disfunções de tecidos, através da análise da diminuição de mobilidade.

Cada vez mais observa-se os fisioterapeutas atuando com a utilização desta técnica, e a mesma vem ganhando popularidade e aceitação no meio esportivo, pelo auxílio na prevenção e recuperação breve dos atletas, porém é claro deve ser realizado com profissional que estude e conheça profundamente a técnica, pois se realizada de forma errada ou com uma avaliação inadequada, pode trazer danos ao atleta, ou a qualquer pessoa que procure o tratamento osteopático.

Mas com certeza é algo que vem para somar e auxiliar ainda mais na prevenção de lesões e tratamento precoce dos atletas, promovendo maior produtividade em quadra e qualidade de vida.

André Paulo Klamt

Fisioterapeuta

CREFITO – 131765