De todas as corridas que acontecem durante a temporada regular da NBA, desde a corrida pelo título, pela melhor colocação da Conferência, até a corrida pelo MVP, sem dúvidas uma das mais interessantes é a corrida pelo título de melhor calouro do ano(ROY).

Muitas das estrelas que brigam pelo MVP, que lideram seus times para os Playoffs ou que até se consagram como campeões, um dia já disputaram o título de melhor calouro. Por isso trouxemos abaixo uma lista com 10 calouros que estarão atrás desse título durante toda temporada.

  1. Markele Fultz (1º pick, Philadelfia 76ers)

“O primeiro selecionado” é o sonho de qualquer jogador ao entrar na NBA, Markele vindo da UniversityofWashington(mesmo college que o Isiah Thomas) veio para agregar muito como um armador finalizador, mas infelizmente machucou seu ombro  no início da temporada e encontra-se fora das quadras por algumas semanas.

2. Lonzo Ball(2º pick, Los Angeles Lakers)

Vindo de UCLA(que tem muita tradição no basquete universitário),Lonzo certamente é o jogador que carrega as maiores expectativas em seus ombros, na posição de armador e com uma visão de jogo diferenciada, ele distribui assistências que impressionam grandes lendas do basquete como Magic Johnson.

3. Jason Tatum (3º pick, Boston Celtics)

Um jogador muito versátil que evoluiu muito seu jogo desde o College em Duke, onde jogou junto de um dos melhores técnicos da atualidade, Mike Krzyzewski. Jason atualmente faz parte do time titular dos Celtics que está com grandes expectativas para os Playoffs dessa temporada, procurando no mínimo alcançar novamente as finais da Conferência Leste.

4. De’Aaron Fox (5º pick, Sacramento Kings)

Kentucky é um College que trouxe muitas das estrelas da NBA, como John Wall, Antony Davis, Karl Antony Towns, DemarcusCousins entre outros, e com De’Aaron não vai ser diferente, sendo um armador muito rápido e que sempre procura pelas cestas fáceis e melhores passes, ele se torna uma peça ideal para um time que quer vencer, que infelizmente não é o caso do Sacramento Kings que teve seu auge em 2002 quando perdeu para os Lakers nas Finais da Conferência Oeste, e não entra nos Playoffs desde 2006.

5. Lauri Markkanen(7º pick, Chicago Bulls)

Ala-Pivô vindo da Universityof Arizona, Lauri faz parte da nova geração de pivôs e ala-pivôs que redefine o termo “Big Man”, onde mesmo tendo mais de 2 metros de altura,Laurideixa de dominar apenas o garrafão, e passam a chutar com qualidade de todas as posições da quadra de ataque, tornando-se muito valioso para o seu time.

6. Dennis Smith Jr (9º pick, Dallas Maverics)

Armador muito atlético vindo de North Carolina StateUniversity, Dennis vem mostrando jogo de quem deveria ter feito parte da loteria(5 primeiras escolhas) do Draft, já vem dominando as quadras e fazendo grandes jogos pelos Mavs, que já o vê como principal peça para voltar a alcançar o topo da Conferência Oeste e até um título como o alemão Nowitzki fez em 2011.

7. Malik Monk (11º pick, Charlotte Hornets)

Também vindo de Kentucky, Malik Monk é um ala-armador com muito potencial ofensivo que já teve bons momentos na NBA explodindo em pontuações, fazendo 25 pontos no quanto final de um jogo, vários chutes de três convertidos em sequência, momentos esses que tiraram seu time do sufoco, típico de bons chutadores da NBA.

8. Donavan Mitchel(13º pick, Utah Jazz)

Um dos principais favoritos ao título de melhor calouro, Mitchel, vindo de Louisville, é um dos ‘’Steal’’ do Draft, que ninguém esperava muito mas assim que começou a temporada foi tendo bons jogos e ganhando mais minutos, agora ele produz grandes jogadas e é nas mãos dele que a bola cai na hora de decidir o jogo.

9. Kyle Kuzma (27º pick, Los Angeles Lakers)

Mais um ‘’Steal’’ do Draft, Kuzma vindo da Universityof Utah, selecionado na posição 27 do Draft, esperava-se um role player, que impressionou na Summer League e agora na temporada da NBA já dominou o time de Los Angeles fazendo jogos para mais de 30 pontos.

10. Ben Simmons (Draftado em 2016

Primeiro selecionado da Draft de 2016 vindo de LSU, Simmons ainda é calouro, ele se machucou no início da temporada passada e perdeu a temporada inteira de 2016-17. Mas essa temporada ele encontra-se saudável num time cheio de promessas, preparado para alcançar as expectativas que todos colocam sobre ele, se  tornar a próxima grande estrela da NBA.

Autor Andrey Kohls