Para aqueles que têm interesse em realizar um ano programado buscando melhoras dentro do seu rendimento atlético este é o melhor momento do ano para começar , dentro do treinamento desportivo existem 4 períodos dentro de uma periodização de treinamento , são eles:

-Período de Base

-Período Pré-Competitivo

-Período Competitivo

-Período de Transição

Os dois primeiros também podem serem chamados de período preparatório que nós iremos dividimos em período de base e período pré-competitivo e o que iremos comentar nesse artigo é o período que estamos vivendo, talvez alguns ainda estejam no período de transição que pode ser chamado de forma mais fácil de ser entendida como período de férias, mas muitos ou a maioria já esta pensando na atual temporada e já começando os treinamentos e entrando no período de Base no treinamento.

Nesse período é feito a base para os futuros treinos que serão realizados com maior

especificidade do esporte, valências físicas que terão menor importância ao longo da temporada serão muito importantes nesse período , principalmente com o intuito de minimizar lesões futuras , como por exemplo as capacidades físicas flexibilidade, agilidade e equilíbrio , referente ao treinamento de força o volume do treinos(duração , distancia, número de séries, número de exercícios e até mesmo número de treinos) será maior que em outros períodos já em compensação a intensidade (percentual máximo de carga) que esses exercícios serão realizados será baixo ou moderado.

A preparação física terá total ênfase no período de base a preparação técnica e tática fica em segundo plano , jogos e amistosos também, é nesse momento que é feita a primeira avaliação física e médica do ano para comparar a melhora da condição física ou não do atleta diminuindo a possibilidade de Overtraining e outras futuras complicações.

A evolução do treinamento e a periodização desportiva ao longo da temporada iremos comentando ao longo de outros textos, bom treino!

periodo

 

Autor – Professor Paulo Borba