Rebote seja ele defensivo quanto ofensivo, é um dos fundamentos mais importantes dentro de uma partida de basquete.

Estudos comprovam que 80% das posses de bola iniciam-se através dos rebotes, os outros 20% são oriundos de roubadas e turnovers. A cada 2 arremessos 1 vai dar rebote, ou seja, precisamos estar preparados sempre.

Para que a uma equipe seja qualificada no fundamento de rebote é necessário: impulsão, explosão, agressividade, esforço, mas acima de tudo um compromisso individual dentro do time.

É importante destacar que um rebote muitas vezes nasce de um conjunto de esforço coletivo da equipe.

Ilustração de exercício básico para treinar o rebote:

Faça o “box out” do oponente.

  • Vire e fique de frente para o adversário que deve sofrer o “box out”. Lembre-se; mesmo que não pegue o rebote, você não deve deixá-lo apanhar a bola.
  • Localize o jogador utilizando o antebraço, que deve ficar perpendicular ao corpo dele.
  • Coloque um pé no lado corpo dele, deixando-o também paralelo ao adversário. Esse será o pé de apoio.
  • Com o outro, faça o pivô em 90º, de forma que suas costas fiquem direcionadas ao jogador que estiver marcando e o rosto na direção da cesta.
  • Empurre-o para longe da cesta utilizando as costas e as nádegas. Faça de tudo para empurrá-lo o mais distante possível da cesta; isso dará mais espaço para você pegar o rebote e dificultará a tarefa dele. Não tenha medo do contato físico; é necessário estar disposto a ficar firme e impedir que o adversário o deixe para trás caso queira pegar o rebote (ou ao menos evitar que ele apanhe a bola). Se estiver com dificuldades em deixar o oponente atrás de você, movimente corretamente os pés para se manter à frente dele.
  • Dobre o joelho. Isso permite que um maior impulso seja obtido quando a bola descer, fazendo com que o adversário fique para trás com mais força, ao colocar o centro de gravidade em uma parte inferior do corpo.
  • Estique os braços horizontalmente para bloquear e evitar que o defensor entre na sua frente. No entanto, não o segure nem o puxe, pois isso é falta.

 

Ilustração Box Out

 

DICA IMPORTANTE

  • Caso o(s) oponente(s) esteja(m) realizando o “box out” antes de você se aproximar da cesta, use os braços e para ganhar a bola no alto do defensor e pegar o rebote.

 

 

Explicação sobre rebote:

Autor Rodrigo Lima